Incomatti Madeiras | Biomassa
206
page-template-default,page,page-id-206,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Biomassa

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sido muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas as fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, MADEIRA, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Embora grande parte do planeta esteja desprovida de florestas, a quantidade de biomassa existente na terra é da ordem de dois trilhões de toneladas; o que significa cerca de 400 toneladas per capita.

Uma das principais vantagens da biomassa é que, embora de eficiência reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por intermédio da combustão em fornos, caldeiras etc. Para aumentar a eficiência do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeiçoado tecnologias de conversão mais eficientes, como a gaseificação e a pirólise, também sendo comum a co-geração em sistemas que utilizam a biomassa como fonte energética.

A médio e longo prazo, a exaustão de fontes não-renováveis e as pressões ambientalistas poderão acarretar maior aproveitamento energético da biomassa. Atualmente, a biomassa vem sendo cada vez mais utilizada na geração de eletricidade, principalmente em sistemas de co-geração e no suprimento de eletricidade para demandas isoladas da rede elétrica.

Visando esse mercado e sendo uma empresa ligada ao setor madeireiro, a Incomatti vem presenciando ao longo dos anos o tamanho desperdício de biomassa no Brasil e no mundo, principalmente os resíduos florestais, como fonte primária de energia. Com essa visão, a Incomatti através de suas coligadas, passa em 2012 a trabalhar com essa fonte de energia, com um plano audacioso, através de Joint Ventures, aquisições, implantações de unidades produtivas e um grupo selecto de profissionais altamente capacitados, qualificados e com vários anos de experiência no mercado de biomassa e energia, se tornar uma das maiores empresas do setor.

No princípio estaremos nos focando principalmente em produtos como pellets de madeira, PKS (Palm Kernel Shell) e cavaco de madeira, produzido de Norte a Sul do Brasil e em países como Estados Unidos, Canadá, Ghana, Nigéria, Camarões, Vietnã, Camboja, Indonésia, Malásia e outros.

O pellet e uma fonte de energia renovável, é um combustível sólido de granulado de resíduos de madeira prensado proveniente de desperdícios de madeira, a compactação do material e garantida pela lignina que está contida na madeira e permite a produção do pellet o sem o uso de colas ou abrasivos, sua principal utilização é para aquecimento de ambientes comerciais, residencias e também é utilizado na geração de energia em plantas industriais.

O pellet de madeira ou mais conhecido como wood pellets é um combustível sólido mais limpo, a combustão e muito mais eficiente gerando muito menos fumaça do que a lenha normal e menos resíduos, isso devido ao baixo teor de humidade, geralmente entre 6 e 8% e os pellets de madeira, por serem menores, utilizam muito menos espaço de armazenamento e transporte.

Diante de um mercado global tão promissor e visando sua resposabilidade socio-ambiental, a Incomatti não poderia ficar de fora e por isso decidiu investir em Biomassa, através principalmente de plantas no Brasil, Estados Unidos e Canadá, como principal destino empresas na Europa e no mercado local brasileiro em amplo crescimento. Através de parcerias estratégicas na Áustria, Alemanha, Itália, Estados Unidos, China e Canadá, a Incomatti pretende ser uma das principais empresas do setor.

Galeria de Fotos
Biomassa